quinta-feira, 12 de junho de 2008


Parabéns à equipe Bháskara, a grande campeã de 2007.


sexta-feira, 6 de junho de 2008

O histórico da GINCAMÁTICA

§ O histórico da GINCAMÁTICA

A origem da GINCAMÁTICA – Gincana de Matemática – ocorreu da seguinte forma: em 2004 fizemos eventos na escola e colocamos no calendário da nossa instituição de ensino o dia 06 de maio em homenagem ao ilustre matemático Malba Tahan. Sobre Malba Tahan destacamos que o seu nome completo era Júlio César de Mello e Souza (pseudônimo: Malba Tahan), ele foi o precursor de uma nova tendência que se afirma com vigor e tem adeptos em todo o Brasil: a Educação Matemática.

Pioneiramente trabalhou com a História da Matemática, defendeu com veemência a resolução de exercícios sem o uso mecânico de fórmulas, valorizando o raciocínio e utilizou atividades lúdicas para o ensino da matemática. Muito antes de se tratar no País da interdisciplinaridade. Ele viveu 79 anos (1895 - 1974), a maior parte no Rio de Janeiro, fez o curso de Engenharia Civil Escola Politécnica do RJ . Com o pseudônimo de Malba Tahan publicou cerca de 56 livros. Sua obra é bastante diversificada: trata de matemática, didática, contos orientais, contos infantis, teatro, moral religiosa, temas brasileiros, etc. O livro preferido de Malba Tahan era a Sombra do Arco-íris, mas o seu livro mais famoso é O Homem que Calculava, que conta a história de um árabe que usa a matemática para resolver qualquer tipo de problema. A obra foi premiada pela Academia Brasileira de Letras.

Devido a sua importância para o desenvolvimento da matemática no Brasil, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - comemorando o centenário do nascimento de Mello e Souza em 06 de maio de 1995 - criou o Dia da Matemática. Homenagem que achamos mais que justa e que resolvemos fazer também na nossa escola. O Dia da Matemática começou no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho em 06 de maio de 2004, foi a nossa primeira homenagem a este matemático, fizemos neste dia algumas atividades envolvendo todos os alunos desta escola do ensino fundamental e médio; propomos para estes alguns desafios e problemas, primeiro para os alunos do ensino fundamental e depois para os alunos do ensino médio. Aconteceu nos três turnos, premiamos os melhores em cada turno. O mesmo aconteceu em 2005, vimos que dois anos seguidos com a mesma atividade estava ficando enfadonho, resolvemos criar outra atividade para 2006, neste ano fizemos oficinas com vários temas para os nossos alunos, estas oficinas, algumas ministradas por professores da área de exatas desta instituição e outras por estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em 2007 resolvemos modificar e criamos uma Gincana de Matemática (GINCAMÁTICA) que foi muito bem aceita pelos nossos alunos, e assim resolvemos fazer essa homenagem na nossa escola através de gincanas de matemática e agora em 2008 estaremos no dia 19 de julho promovendo a II GINCAMÁTICA.

QUEM SOU EU

Minha foto
A origem da GINCAMÁTICA – Gincana de Matemática – ocorreu da seguinte forma: em 2004 fizemos um evento na escola e colocamos no calendário da nossa instituição de ensino o dia 06 de maio como o Dia da Matemática em homenagem ao ilustre matemático Malba Tahan.